Movimento do Idoso
Após muitos anos de lutas, em prol dos direitos dos Idosos. Em 1994, houve uma grande conquista, com relação a esses direitos.
Na saúde; o idoso tem direito ao atendimento preferêncial. A distribuição de remêdios aos idosos, principalmente aos de uso contínuo (hipertenção, diabetes, etc), que devem ser gratuítos, assim como de próteses e órteses. Os planos de saúde não podem reajustar as mensalidades, de acordo com o critério da idade.
No transporte coletivo; os maiores de 65 anos, tem direito ao transporte coletivo gratuíto. Antes do Estatuto, apenas algumas cidades garantiam esse benefício aos idosos, e o único documento exigido é a carteira de identidade.
O idoso precisa ser amado e respeitado, não apenas como função tarefa e dever, mas como um valor de alteridade que envolve; respeito, sacralidade, reciprocidade e complementariedade.
Na família, o cuidado é uma figura que sempre se faz presente e geralmente é uma função exercida pelas mulheres, que demostram ser mais cuidadosas e paciêntes com os nossos jovens da terceira idade.
E com todos esses direitos comquistados, a perspectiva de vida do idoso aumentou. Estima-se que em 2025, o índice de vida do idoso vai aumentar de 110 para 120 anos. Isso graças aos movimentos que ocorreram, em benefício dos idosos.
A violência contra os idosos não ocorre só no Brasil: faz parte da violência social em geral e constitui um fenômeno universal. Em muitas sociedades, diversas expressões dessa violência, freqüentemente, são tratadas como uma forma de agir “normal” e “naturalizada” ficando ocultas nos usos, nos costumes e nas relações entre as pessoas. Tanto no Brasil como no mundo, a violência contra os mais velhos se expressa nas formas de relações entre os ricos e os pobres, entre os gêneros, as raças e os grupos de idade nas várias esferas de poder político, institucional e familiar.
ResponderExcluirConcordo com vc Marcia ao dizer que o idoso tem que ser amado e respeitado, tem que ter seus direitos garantidos por que a lei os ampara. Devemos olhar mas por eles, escutar suas sabedorias e aprender muito com com suas lições de vida. Adoro meus velhinhos ... meus avós!
ResponderExcluirO movimento dos idosos é um dos movimentos que mais gosto, lutam pela parte esquecida da sociedade. Os idosos são preciosos e muito indefesos, sendo assim, merecem uma atenção especial perante a sociedade.. Muitas vezes a violencia começa em casa, pelos familiares, o que é pior... Lutamos pra que isso não se torne comum, e tenha devida punição.
ResponderExcluirRealmente nossos idosos precisam ser mais amados e respeitados, e nós enquanto sociedade devemos respeitar e fazer valer os direitos à eles garantidos em lei. E o movimento do idoso sem dúvida é um instrumento fundamental na consolidação de seus direitos. Parabéns pelo trabalho Marcia.
ResponderExcluiré de fundamental importância relevarmos e estarmos atentos as políticas desenvolidas para os idosos.è importante estarmos cientes que a cada dia que passa estamos envelhecendo,e que depois de algum tempo ´vai ser nós os futuros idosos....Por isso vamos tratá-los como gostaríamos de ser tratados...
ResponderExcluir